Café, azeite, mel e leite estão na lista de produtos industrializados alterados
POR CAROLINA GONÇALVES (MinaVIDA)
Um estudo publicado na edição de abril do Journal of Food Sciences revelou os sete alimentos que estão mais suscetíveis a terem seus elementos adulterados - ou seja, que têm mais chances de serem misturados com outros ingredientes ou de que seus nutrientes essenciais sejam retirados total ou parcialmente. Os pesquisadores da Michigan State University (EUA) se basearam na revisão de 1.305 registros e publicações acadêmicas sobre fraude alimentar. Confira a lista de produtos industrializados e o veja o que pode estar adicionado aos seus alimentos favoritos:
Café
O pó de café pode vir misturado com milho, cevada e centeio em quantidades muito elevadas. Algumas marcas adicionam fubá e caramelo, com o intuito de atrair os consumidores que preferem sabores mais doces. Em alguns casos, pode conter até mesmo madeira e casca de árvores. A nutricionista funcional e ortomolecular Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, afirma que pessoas com doença celíaca são as mais prejudicadas nesse caso. "Pode haver uma reação alérgica ao glúten presente nesses cereais, que inicialmente não deveriam estar no café, alimento livre de glúten", diz.
Além disso, agregar esses cereais ao café pode fazer com que ele perca seu valor nutritivo, pois suas propriedades são alteradas. A presença de casca de árvore pode aumentar o risco de reações alérgicas, enquanto o caramelo é um perigo aos portadores de diabetes, pois os níveis de glicose podem subir sem que eles saibam a causa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário